Vereadores de Aracaju aprovam empréstimo de R$ 161 milhões para compra de ônibus elétricos

 

Os vereadores de Aracaju aprovaram nesta terça-feira (25), em primeira discussão, o projeto que trata do pedido de autorização para a Prefeitura fazer um empréstimo de R$ 161 milhões para a compra de 30 ônibus elétricos, usina de geração de energia solar e 15 carregadores. Vinte vereadores votaram a favor e quatro contra.

Durante a votação, alguns parlamentares falaram que existiam pontos do projeto a serem esclarecidos, entre eles, o do financiamento, já que o projeto de lei não cita qual vai ser o banco e nem a taxa de juros referente ao empréstimo. A quantidade de usinas elétricas necessárias, bem como o valor delas também foi um ponto questionado.


Além disso, foi apontado que o valor do empréstimo daria para comprar um número maior de ônibus a combustão, mais modernos e menos poluentes. E que a demanda do transporte elétrico poderia ter sido incluída na licitação.

Outro ponto questionado: o valor da passagem de ônibus irá cair ou permanecerá o mesmo, já que o transporte não será gratuito, mesmo com os ônibus sendo adquiridos pela gestão. 

A favor do projeto, alguns vereadores reforçaram a necessidade de melhoria do transporte ofertado na capital e a importância da utilização de ônibus não poluentes. Foi citado também que outros desdobramentos referentes ao transporte público deveriam ser tratados separadamente da aprovação do projeto.

A Prefeitura de Aracaju aponta que, apesar de ter um custo inicial maior, o ônibus elétrico tem gasto com energia menor, o que permitiria recuperar o valor investido em cerca de oito anos e dez meses. 




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem