O primeiro bebê nascido na rede pública de Sergipe, nas primeiras horas de 2025, se chama José Francisco, filho de Lucimaria Vitor da Silva e Edielson Vieira dos Santos, naturais de Poço Redondo, veio ao mundo às 02h31, em um parto cesáreo.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), ele nasceu na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, na Zona Oeste de Aracaju, na madrugada desta quarta-feira (1º), pesando 3.426 g, 50 cm e 40 semanas e seis dias de idade gestacional.
O pequeno chegou ao mundo trazendo alegria aos corações da família e da equipe da maternidade.
A equipe responsável pelo parto foi composta pelo obstetra Dr. Eduardo Pinto, pela residente em obstetrícia Viviane Nóbrega, pela pediatra Dra. Eliana Estevan, pela anestesista Dra. Ana Cristina Oliveira e pela enfermeira Kátia Andrade, com apoio dos técnicos de enfermagem Valquíria Sena, Marcelo Natal e Eli Pina.
A MNSL é referência estadual em partos de alto risco. A unidade realizou quase cinco mil partos em 2024, uma média de mais de 400 partos por mês, sendo que 55% foram cesáreos e 45% normais. “Por se tratar de uma maternidade de alto risco, onde as gestantes admitidas já apresentam intercorrências, como hipertensão arterial e diabetes gestacional, a maioria dos partos são cesáreos. Porém, nem toda gestação de alto risco exige parto cesáreo; pode ser realizado o parto natural, dependendo de cada caso e da evolução do quadro da paciente”, explicou a superintendente da MNSL, a enfermeira neonatologista Lourivânia Prado.