Ex-prefeito José Trindade é homenageado com Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar

 

Foi realizado no plenário Pedro Barreto de Andrade da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) a Sessão Especial de outorga da Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar ao engenheiro José Trindade (in-memoriam), ex-prefeito de Boquim. A proposta foi aprovada pelos deputados e deputadas estaduais, em 2006,  e teve como autor o então parlamentar Jorge Araújo. 

 “Tenho essa honra, como deputado estadual, fazer  hoje  este reconhecimento de José Trindade, engenheiro agrônomo e ex-prefeito de Boquim e que foi referência na agricultura de Sergipe, vida pública e também de ser humano. Aqui eu estou tendo a oportunidade de materializar uma propositura que foi de autoria do então deputado Jorge Araújo, meu pai”, destacou o deputado Jorginho Araújo (PSD).  


O homenageado nasceu na cidade sergipana de Boquim, tendo atuado em atividades de pesquisa em fruticultura com foco na citricultura, tendo sido reconhecido em vida pelo trabalho realizado. José Trindade se tornou uma referência também para as futuras gerações, com a Medalha Mérito Citrícola José Trindade, criada após sua morte, ocorrida aos 72 anos de idade. 

O filho dele Marcos Aurélio Costa Trindade foi quem recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar na solenidade.  “Fico muito feliz e honrado em receber essa homenagem que representa a história e legado dele. Meu pai era  apaixonado pela agricultura, em especial, a citricultura, e a vida pública. Ficamos muito felizes”, ressaltou.

“José Trindade foi um dos nomes de grande expressão no estado, tanto no âmbito das ciências da citricultura, pois era pesquisador por excelência e ao mesmo tempo como fomentador da expansão dela nas entre as décadas de 1970 e 1990. Por isso, essa homenagem é um grande voto de reconhecimento para esta personalidade brilhante”, declarou o ex-deputado Jorge Araújo.

Reconhecimento

Foi durante a gestão do então prefeito José Trindade que  Boquim conquistou o posto de “Terra da Laranja”, naquele momento, o município era o segundo maior produtor de cítricos do país.

“É uma homenagem mais do que justa para um homem que dedicou a sua vida a citricultura. Era uma referência a nível internacional na área. Além de ser uma pessoa incrível também um ótimo político. Me sinto feliz em fazer parte desta homenagem”, falou o deputado Luiz Fonseca (PP).

Conterrâneo de José Trindade, o superintendente Especial de Articulação Política de Sergipe, Venâncio Fonseca que representou o governador Fábio Mitidieri (PSD) na solenidade  afirmou que. “José Trindade representa a ciência e o estudo. Ele tem uma forte contribuição em Boquim e em Sergipe. Ele fez um belo trabalho na gestão daquele município”, afirmou.

Para o citricultor e amigo de José Trindade, Elizeu Santos, esta é uma homenagem justa. “Ele deixou um legado muito importante para o desenvolvimento da citricultura de Sergipe. Ele foi além das divisas estaduais e projetou o nosso estado nacionalmente”, disse.

 Biografia

Foi Professor de Biologia e Ciências, e de Organização Social e Política do Brasil – 2º Grau, no Colégio Santa Terezinha, em Boquim (1977 e 1983-1984); autor de inúmeras pesquisas, publicações, estudos técnicos e trabalhos científicos publicados,  entre eles,  “Cultura do Citros em Sergipe”, publicado pelo Instituto de Pesquisa Agropecuária do Leste – Ipeal; “Principais pragas e doenças do Citros em Sergipe e seu Controle”; “Relato de Pesquisa do Citros em Sergipe”, trabalho apresentado no 2º Congresso Brasileiro de Fruticultura, Viçosa (MG); “Sugestões de Adubação para Pomares cítricos à base de trota de mamona”, e “Custos e Rentabilidade de um Viveiro Cítrico”, publicados pela Superintendência de Desenvolvimento Agropecuário – Sudap; foi Chefe do Posto Agropecuário e também da Estação Experimental de Boquim;

Foi prefeito de Boquim (1989-1992 e 1997-2000); membro da Associação dos Engenheiros Agrônomos e da Associação dos Citricultores de Sergipe; escolhido como Prefeito Criança, título dado pela  Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos  – Abrinq (2000); presidente da Associação dos Citricultores de Sergipe  – Ascise; E, reconhecido em vida pelos serviços prestados à citricultura sergipana, recebeu o Diploma de Honra ao Mérito, concedido pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe  (Emdagro).  

Presenças

Também estiveram presentes na Sessão Especial o vice-presidente da Alese, o deputado Garibalde Mendonça (PDT), a deputada Maisa Mitidieiri (PSD), o ex-prefeito do município de Estância Ivan Leite, o diretor de crédito do Banese, Wesley Cabral, o vereador de Poço Redondo, Messias de Maneca (Podemos).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem