Na próxima sexta-feira (26), será encerrado o prazo para pedir a isenção do pagamento da taxa de inscrição para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os pedidos devem ser feitos pela Página do Participante, com o login único do Gov.br.
Quem tem direito a fazer a prova gratuitamente são alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, e que ainda estão no 3º ano em 2024. No entanto, bolsistas integrais de escolas privadas também podem solicitar a isenção.
Além desses, os participantes do programa federal Pé-de-Meia e estudantes de famílias de baixa renda, registrados no Cadastro Único (CadÚnico), também tem direito à isenção da taxa.
Lembrando que quem teve isenção no pagamento em 2023 e perdeu as provas precisa justificar ausência, caso deseje isenção em 2024 novamente. O prazo para a justificativa é o mesmo da isenção, 26 de abril.
A previsão do resultado tanto do pedido de isenção como da justificativa de ausência estão previstos para o dia 13 de maio. Caso as solicitações sejam rejeitadas, o participante poderá entrar com recurso até 17 de maio.
Mesmo com a isenção, o estudante precisará fazer inscrição para o Enem 2024, processo que ainda não tem data divulgada.
Tópicos:
educação