A decisão do governo federal de encerrar o Programa Nacional de Escolas Civico-Militares (Pecim), deve afetar a única escola cívico militar de Sergipe. A Escola Municipal Dr. Albano Franco, fica localizada no município de Tomar de Geru.
Criado em 2019, o programa de escolas cívico-militares permitia a transformação de escolas públicas para o modelo cívico-militar. O formato propunha que educadores civis ficassem responsáveis pela parte pedagógica, enquanto a gestão administrativa passava para os militares.
A Secretaria de Educação do Município informou que a escola tem 28 anos e o programa foi iniciado em julho de 2022. Atualmente a unidade funciona com 769 alunos e tem 102 colaboradores. Nos últimos meses, foram investidos cerca de R$ 688 mil na escola.
Sobre um movimento de transição diante da extinção do programa, a secretaria disse que não há preparação a ser feita, e que será necessário a busca por parcerias. E destacou que o programa estabeleceu um marco divisório no que tange às mudanças comportamentais dos estudantes.
O programa
O Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares, criado em 2019, começou a ser posto em prática no ano seguinte. Foi proposto com o objetivo de diminuir a evasão escolar e inibir casos de violência escolar a partir da disciplina militar.
Cerca de 200 escolas aderiram ao formato até 2022, de acordo com os dados divulgado pelo MEC no site do programa.