10 mil casas fechadas em Lagarto ? Dados do IBGE não condizem com a realidade do Município


A divulgação dos números do censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) trouxe uma série de polêmicas sobre os números da cidade de Lagarto. De acordo com o Instituto, Lagarto teve um crescimento populacional de apenas 7,08% comparando ao Censo do IBGE de 2010, passando a ter agora 101.579 habitantes.

Porém, de acordo com o mesmo IBGE, foram encontrados mais de 6 mil imóveis fechados. Um número muito alto para uma cidade. Além disso, outras 3.649 residências foram registradas como habitação sazonal, ou seja, moram e trabalham durante a semana na cidade, mas viajam aos finais de semana. E elas não foram contabilizadas. 

Lagarto registrou um crescimento no número de eleitores contando hoje com 5.114 eleitores a mais que Itabaiana, chegada do Campus da UFS com curso de Medicina, que alavancou o mercado imobiliário e de restaurantes com grande demanda. A chegada do Hospital Universitário após o último censo trouxe várias outras clínicas e investimentos na área. 

Vários empreendimentos chegaram ao município, a exemplo de loteamentos e condomínios com milhares de residências já construídas. A construção de um shopping e de mais dois hotéis que estão prestes a ser inaugurados.

Além do mais, o próprio Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tinha estimativa para Lagarto com uma população de 106.015 em 2021, porém o resultado do Censo de 2022 informou que a população aumentou para apenas 101.579; Lagarto possuía 94.861 habitantes em 2010.

O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos pelo IBGE; a anterior foi feita em 2010.

A atual edição do Censo deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia de Covid-19. Em 2021, houve um novo adiamento em razão da falta de recursos do governo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem