Nesta terça-feira (18), a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou a revisão tarifária periódica da Energisa Sergipe. Para os consumidores industriais (alta tensão), houve uma redução de -1,00% no valor e para os clientes residenciais, o percentual da revisão ficou em 1,57%.
As novas tarifas de energia entram em vigor a partir do dia 22 de abril. De acordo com a Aneel, que definiu os valores, entre os componentes da conta que impactaram na revisão estão os custos para compra de energia e os encargos setoriais, que são as leis aprovadas pelo Congresso Nacional para viabilizar a implantação de políticas públicas no setor elétrico brasileiro.
Ainda segundo a Aneel, o custo com a distribuição, que é a parte que corresponde à Energisa, ficou negativo (-4,12%), o que diminui o impacto no preço final do consumidor.
Em todo o país, o cálculo do reajuste das tarifas de energia elétrica segue regras estabelecidas em contratos de concessão, que valem para todas as concessionárias, de acordo com a Aneel.