As aulas da rede municipal e estadual de ensino serão paralisadas em Sergipe nesta quarta-feira (22). A medida faz parte de uma mobilização nacional para reinvindicar atualização do piso salarial do magistério, além da valorização no plano de carreira.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese), a categoria irá realizar um ato unificado no Palácio dos Despachos, sede do governo, a partir das 8h.
A pauta também cobra uma gestão democrática com participação efetiva da comunidade escolar, garantia de vagas de matrícula na educação básica, melhoria na infraestrutura das escolas, concurso público, construção e estruturação de creches.
Posicionamento da Seduc
Em nota, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) informou que mantém diálogo com representantes do Sintese e já realizou um encontro para debater temas como a continuidade ou não do abono, impacto do aumento do piso salarial na folha de pagamento e discussão da carreira do magistério.
"O retorno do diálogo deve acontecer a partir de uma próxima reunião com a Secretaria de Estado da Administração, a fim de que sejam analisados dados e simulações de escalonamento de graduação e tempo de serviço. A continuidade do abono ou outras formas de vencimentos que não tragam desequilíbrio financeiro ao estado e à categoria também serão analisadas. Havendo uma proposta sólida, todos os cenários serão enviados para análise da Secretaria de Estado da Fazenda", disse.