Projeto que torna o Festival de Inverno da Região da Serra em Palmares um Patrimônio Cultural de Riachão do Dantas é Aprovado pela Câmara de Vereadores do município.
Na última quinta-feira, 16 de Março de 2023, foi aprovado na Câmara de Vereadores de Riachão do Dantas, o Projeto de Lei que “Declara como Patrimônio Cultural do Município de Riachão do Dantas, o “Festival de Inverno de Palmares”.
Riachão do Dantas é o único município do Estado de Sergipe com atrativos turísticos e culturais voltados para a estação fria, informação já confirmada e divulgada até mesmo em rede Nacional.
No povoado Palmares, carinhosamente chamado de "Suíça Sergipana” no que consiste aos aspectos geográficos, mais precisamente por se localizar numa região de Serra, bem como os aspectos históricos e culturais, se configura historicamente como uma das primeiras povoações do Estado de Sergipe, sendo banhada pelo rio Piauí, que nasce na região na localidade, as terras riachãoenses passaram por esse surto colonizador inicial. Assim, em 1596, já encontramos doações de sesmarias no atual território do município.
Levando em consideração o poder histórico e geográfico da localidade, surgiu impulsionado pela atual Gestão do Município, a ideia de transformar esses aspectos em valorização para a região impulsionando a economia local e levando o nome de Riachão do Dantas para o destaque no calendário cultural do Estado.
O “Festival de Inverno de Palmares” que ficou conhecido após a sua primeira edição ocorrida em agosto de 2022, foi um diferencial que se consolida esse ano com uma nova edição. É um Evento em Riachão do Dantas, na região centro-sul do Estado de Sergipe, no Nordeste que tem como foco a época de baixas temperaturas chegando até os 9⁰ Graus e que dessa vez acontece nos dias 05 e 06 de Agosto.
A comunidade e todo Estado poderá vivenciar um Festival de Inverno, que será palco para apresentações culturais locais e sergipanas, valorização do trabalho local com artesanato em linha, culinária, danças tradicionais, muita música, história e diversão.
Esse é sem dúvidas um grande passo para Riachão do Dantas e um presente para todo o povo Sergipano.
Tópicos:
PROJETO DE LEI